top of page

Editoriais

Confira abaixo os últimos editorias do projeto 'Fazendo Comuns'

    O projeto de pesquisa e extensão “FAZENDO COMUNS: a educação como projeto intra- e co-geracional”, vinculado ao Núcleo de Estudos da Infância, Adolescência e Juventude (NIAJ), da Universidade Federal do Rio de Janeiro coordenada pela Professora Lucia Rabello de Castro, apresenta este site que inauguramos oficialmente com a publicação desse primeiro Editorial, como a interface de comunicação e diálogo com a sociedade. Com ele, pretendemos trazer a público uma vertente importante deste projeto de pesquisa cujos resultados vêm acumulando um relevante conjunto de evidências sobre a demanda das crianças – estudantes de escolas públicas do município do Rio de Janeiro – sobre a importância do recreio escolar. “Vamos falar do recreio!” é o mote do site em que convidamos todas as pessoas interessadas a participarem da discussão pública sobre uma questão que atinge, basicamente, as crianças, mas que deve concernir a todos e todas, sensibilizados e atraídos pela justeza e legitimidade de pautas políticas insurgentes. Como as crianças são consideradas sujeitos pré-políticos na nossa sociedade – incapazes de se autorepresentar como cidadãos e sem gozar de seus direitos políticos plenos – parece fundamental que suas reivindicações possam ser também sustentadas por grupos que agem em sua defesa (‘advocacy groups’) tais como, pesquisadores da infância, profissionais de várias áreas que lidam com a infância, pais, professoras e outros. Além disso, nos parece fundamental, acompanhando a discussão trazida por Spyrou (2021) que, como pesquisadores da infância, possamos tornar nosso objeto de investigação um campo de discussão pública para que o conhecimento científico gerado tenha impacto social.

bottom of page