top of page

LIVROS

  1. ANDRADE, Cláudia Braga de; DINIZ, Margareth (Org.); JATOBÁ, Carla Mercês da Rocha (Org.). Juventudes e o mal-estar na contemporaneidade. 1 ed. Belo Horizonte: Editora PACO, 2015. v. 1.

  2. ARARIPE, Cristina (Org.); PERES, Simone Ouvinha (Org.); BRAGA, Cristiane Nogueira (Org.); CARDOSO, Maria Lucia de Macedo (Org.). Juventude e Iniciação Científica: Políticas Públicas para o Ensino Médio. 1 ed. Rio de Janeiro: EPSJV/Fiocruz, 2010. v. 1. 237p .

  3. AZEVEDO, Giselle Arteiro Nielsen. Diálogos entre Arquitetura, Cidade e Infância: Territórios Educativos em Ação. 1 ed. Rio de Janeiro: FAU-UFRJ / Paisagens Híbridas, 2019. v. 1. 322p .

  4. BEZERRA, Heloisa Dias; OLIVEIRA, Sandra Maria. (Org.). Juventude e política: dilemas e cenários para o século XXI. 1 ed. Goiânia: CâEditorial, 2013. v. 1. 216p.

  5. BEZERRA, Heloisa Dias et al. Dossiê: Juventudes brasileiras e desafios atuais: uma. 1 ed. Belém: Revista Cocar, 2023. v. 1. 210p .

  6. CABRAL, C.; PACHECO, A.; MONTEIRO, Renata Alves de Paula. Cultivando sementes: criação de redes para implementação de políticas públicas de atenção à criança e ao adolescente. 1 ed. Rio de Janeiro: Colorset, 2011. v. 1. 52p.

  7. CARDOSO, Maria Rezende. Adolescência: reflexões psicanalíticas. Rio de Janeiro: Nau Editora e FAPERJ, 2001. 140p.

  8. CARDOSO, Maria Rezende. Adolescentes. 1. ed. São Paulo: Editora Escuta, 2006. 206p .

  9. CARDOSO, Marta Rezende; MARTY, François (Org.). DESTINOS DA ADOLESCÊNCIA. 1 ed. Rio de Janeiro: 7Letras, 2008. 203p .

  10. CARNEIRO, Cristiana; COUTINHO, Luciana Gageiro. Infância, adolescência e mal-estar na escolarização: estudo de casos em psicanálise e educação. 1 ed. Rio de Janeiro: Nau Editora, 2020. 123p.

  11. CASTRO, Lucia Rabello de. Crianças e Jovens na Construção da Cultura. Rio de Janeiro: NAU/FAPERJ, 2001. 226p.

  12. CASTRO, Lucia Rabello de. Infancia y adolescencia en la cultura del consumo. 1. ed. Buenos Aires/México: Lumen Editorial, 2001. v. 1. 222p.

  13. CASTRO, Lucia Rabello de. Subjetividade e Cidadania - um estudo com crianças e jovens de três cidades brasileiras. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2001. v. 01. 181p.

  14. CASTRO, Lucia Rabello de. A Aventura Urbana - Crianças e Jovens no Rio de Janeiro. 1. ed. Rio de Janeiro: 7 Letras/Faperj, 2004. v. 1. 258p.

  15. CASTRO, Lucia Rabello de. O futuro da infância e outros escritos. 1. ed. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2013. 225p.

  16. CASTRO, Lucia Rabello de. Infâncias do Sul Global: experiências, pesquisa e teoria desde a Argentina e o Brasil. 1. ed. Salvador: EDUFBA, 2021. v. 1. 547p.

  17. CASTRO, Lucia Rabello de et al. Mostrando a Real: um retrato da juventude pobre no Rio de Janeiro. 1 ed. Rio de Janeiro: NAU/FAPERJ, 2005. v. 1. 151p.

  18. CASTRO, Lucia Rabello de; CORREA, Jane (Org.). Juventude Contemporânea: Perspectivas Nacionais e Internacionais. Rio de Janeiro: NAU/FAPERJ, 2005. 210p.

  19. CASTRO, Lucia Rabello de; CORREA, Jane. Mostrando a Real: Um retrato da juventude pobre no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: NAU/FAPERJ, 2005. v. I. 151p.

  20. CASTRO, Lucia Rabello de; BESSET, Vera Lopes (Org.). Pesquisa-intervenção na infância e juventude. Rio de Janeiro: Nau/Faperj, 2008. 661p.

  21. CASTRO, Lucia Rabello de et al. Falatório: participação e democracia na escola. 1 ed. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2010. 352p.

  22. CASTRO, Lucia Rabello de; BARALDI, Claudia (Org.). GLOBAL CHILDHOODS IN INTERNATIONAL PERSPECTIVE: universality diversity and inequalities. 1. ed. Londres: SAGE, 2020. v. 1. 208p.

  23. CASTRO, Lucia Rabello de (Org.); OLIVEIRA, Sonia Borges Cardoso de. (Org.) ; BEZERRA, Heloisa Dias (Org.) . Sessão Temática: Interdisciplinaridade no campo da infância, adolescência e juventude. 31 ed. Rio de Janeiro: Revista DESidades, 2021. v. 1. 100p .

  24. CASTRO, Lucia Rabello de; OLIVEIRA, Sonia Borges Cardoso de (Org.); BEZERRA, Heloisa Dias (Org.). Interdisciplinaridade no campo da infância, adolescência e juventude. 1. ed. Rio de Janeiro: Letra 1, 2021. v. 1. 250p.

  25. CASTRO, Lucia Rabello de; MONTEIRO, Renata Alves de Paula (Org.). Saúde da Criança e do Adolescente na América Latina. 1. ed. Rio de Janeiro: Contra-capa/FAPERJ, 2022. v. 1. 320p.

  26. CORSINO, Patrícia et al. (Org.). Educação Infantil: cotidiano e políticas. 2 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012. 132p .

  27. CORSINO, Patrícia et al. (Org.). Travessias da literatura na escola. 1 ed. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2014. v. 1. 304p .

  28. CORSINO, Patrícia; NUNES, Maria Fernanda Resende. (Org.) . Linguagem, leitura e escrita: por uma poéticas da Educação Infantil. 1 ed. Rio de Janeiro: Edigráfica, 2018. v. 1. 216p .

  29. COSSE, Isabella; LLOBET, Valeria; VILLALTA, Carla; ZAPIOLA, Maria Carolina. INFANCIAS: POLÍTICAS Y SABERES EN ARGENTINA Y BRASIL (SIGLOS XIX Y XX). Buenos Aires: Teseo, 2012.

  30. COUTINHO, Luciana Gageiro. Adolescência e Errância: O Laço Social na Contemporaneidade. Rio de Janeiro: FAPERJ/ NAU, 2009.

  31. COUTINHO, Luciana Gageiro; LEHMANN, Lúcia de Mello e Souza. (Org.). Psicologia e Educação: Interfaces. 1 ed. Niteroi: EDUFF, 2014. v. 1. 206p .

  32. DI MARCO, Graciela; BRENER, Alejandra; LLOBET, Valeria; MÉNDEZ, Susana. Democratización, ciudadanía y derechos humanos. Buenos Aires: UNSAM Edita, 2009.

  33. GUIMARÃES, Décio Nascimento (Org.); MEIRELES, Mariana Martins (Org.); CORSINO, Patrícia (Org.). Educação como prática de liberdade: sujeito e pesquisas em tempos de luta. 1 ed. Manaus: UFA: ANPED, 2022.

  34. LLOBET, Valeria. La promoción de resiliencia con niños y adolescentes. Entre la vulnerabilidad y la exclusión. Herramientas para la transformación. Buenos Aires: Centro de Publicaciones Educativas y Material Didáctico, 2005.

  35. LLOBET, Valeria. ¿Fábricas de niños? Las instituciones en la era de los derechos. Buenos Aires: Centro de Publicaciones Educativas y Material Didáctico, 2010.

  36. LLOBET, Valeria et al.. La promoción de resiliencia con niños y adolescentes Entre la vulnerabilidad y la exclusión. Herramientas para la transformación. Buenos Aires: Colección Psicología y Educación, Ensayos y Experiencias N° 44, 2002.

  37. LLOBET, Valeria et al. Sexualidad, salud y derechos. Maternidades Adolescentes, Maltrato y abuso sexual. Psicopatologización. Buenos Aires: Centro de Publicaciones Educativas y Material Didáctico, 2005.

  38. LLOBET, Valeria et al. Sentidos de la exclusión social. Beneficiarios, necesidades y prácticas en políticas sociales para la inclusión de niños y jóvenes. Buenos Aires: Biblos, 2013.

  39. LLOBET, Valeria; VILLALTA, Carla. DE LA DESJUDICIALIZACIÓN A LA REFUNDACIÓN DE LOS DERECHOS. Transformaciones en las disputas por los derechos de los niños y las niñas (2005-2015). Buenos Aires: Teseo, 2019.

  40. MARTY, François (Org.) ; CARDOSO, Marta Rezende (Org.) . VIOLENCE À L'ADOLESCENCE - FRANCE-BRÉSIL REGARDS CROISÉS. 1. ed. Paris: Editions In Press, 2012. v. 1. 176p .

  41. MAYORGA, Claudia (Org.); CASTRO, Lucia Rabello de (Org.); PRADO, Marco Aurélio Máximo (Org.). Juventude e a experiência da política no contemporâneo. 1. ed. Rio de Janeiro: Contra-capa, 2012. 271p.

  42. NANDY, Ashis (Org.); CASTRO, Lucia Rabello de (Org.). A imaginação emancipatória - Ashis Nandy e os desafios do século XXI. 1. ed. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2015. v. 1. 352p.

  43. NUNES, Maria Fernanda Rezende; CORSINO, Patrícia; DIDONET, Vital. Educação Infantil no Brasil: primeira etapa da educação básica. Brasília: MEC, 2011. 102p .

  44. OSPINA, María Camila; LLOBET, Valeria; MARRE, Diana. Pensar la Infancia desde América Latina. Un estado de la cuestión. Buenos Aires: CLACSO, 2014.

  45. PEDRO, Ana Paula et al. O inédito é viável? Formação de professores de educação infantil na pandemia. 1 ed. Rio de Janeiro: RJ, 2021. 148p .

  46. PEREIRA, Rita Marisa Ribes (Org.); GOMES, Lisandra Ogg (Org.); CORSINO, Patricia (Org.) . Infância e pandemia: sentimentos e utopias de crianças da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. 1 ed. Rio de Janeiro: NAU-Editora, 2023. v. 1. 391p .

  47. PÉREZ, Beatriz Corsino; DANTAS JARDIM, Marina. Vamos ouvir as crianças?: caderno de metodologias participativas do Projeto Criança Pequena em Foco. 1 ed. Rio de Janeiro: CECIP, 2013. 48p .

  48. RIZZINI, Irene et al. What works in supporting children and youth: who live in low income communities in Rio de Janeiro, Brazil. Rio de Janeiro: CIESPI, 2006. v. 01. 56p .

  49. RIZZINI, Irene; FLETES CORONA, Ricardo; LLOBET, Valeria; BATISTUTA VIALE, Juliana. Infância e juventude: processos de vulnerabilização e estratégias de resistência na América Latina. Revista O Social em Questão, XIX, 9-14, 2016.

  50. SZULC, Andrea. La niñez mapuche: sentidos de pertenencia en tensión. 1 ed. Buenos Aires: Biblos, 2015.

  51. TAKEITI, Beatriz Akemi; GONÇALVES, Monica Villaça. Juventude(s) e arte-cultura no Complexo do Alemão: narrativas de uma experiência em extensão. 1 ed. Curitiba/PR: Brazil Publishing, 2021. v. 1. 154p.

  52. VERGARA DEL SOLAR, Ana; NASCIMENTO, Leticia; LLOBET, Valeria. South American Childhoods since the 1990s: Neoliberalisation and the Exercise of Children’s Rights. Londres: Palgrave McMillan, 2021.

CAPÍTULOS DE LIVROS

  1. ANDRADE, Cláudia Braga de. Bullying, violência e a nova condição da juventude. In: Ferreira, JATOBÁ, Carla Mercês da Rocha; DINIZ, Margareth; FERRAZ, Cláudia Itaborahy (Org.). As Diferenças transitam nas Escolas - Mal-Estar, Inclusão Social e Diversidade. 1 ed. Belo Horizonte: Editora Paco, 2016, p. 51-67.

  2. ANDRADE, Cláudia Braga de; COUTINHO, Luciana Gageiro. A escola é nossa: uma escuta do movimento das ocupações. In: PEREIRA, Marcelo Ricardo. (Org.). Os sintomas na educação de hoje: que fazemos com isso?. 1 ed. Belo Horizonte: Scriptum Editora, 2017, v. , p. 151-161.

  3. AZEVEDO, Giselle Arteiro Nielsen; RHEINGANTZ, Paulo Affonso; TÂNGARI, Vera. Pátio Escolar: Que Lugar é esse?. In: AZEVEDO, Giselle Arteiro Nielsen; RHEINGANTZ, Paulo Afonso; TÂNGARI, Vera Regina. (Org.). O Lugar do Pátio Escolar no Sistema de Espaços Livres: Uso, forma, apropriação. 1 ed. Rio de Janeiro: UFRJ-FAU, 2011, v. 1, p. 13-18.

  4. AZEVEDO, Giselle Arteiro Nielsen. Sobre o habitar das crianças no espaço público: Desenclausurando a infância. In: AZEVEDO, Giselle Arteiro NIelsen. (Org.). Diálogos ente arquitetura, cidade e infância: Territórios educativos em ação. 1 ed. Rio de Janeiro: FAU-UFRJ / PAISAGENS HÍBRIDAS, 2019, v. 1, p. 24-36.

  5. AZEVEDO, Giselle Arteiro Nielsen. Por uma Infância Urbana: participação social, cartografias afetivas e o direito à cidade. In: MARINO, Leonardo Freire. (Org.). A cidade como sala de aula: educar e aprender no território. 1 ed. Curitiba: CRV BRASIL, 2023, v. 1, p. 1-192.

  6. BARALDI, Claudio; CASTRO, Lucia Rabello de. Introduction. In: BARALDI, Claudio; CASTRO, Lucia Rabello de. (Org.). Global Childhoods in International Perspective: Universality, Diversity and Inequalities. 1 ed. Londres: SAGE, 2020, v. 1, p. 1-13.

  7. BARCALA, Alejandra et al. ¿Quién cae dónde?. Desigualdades, políticas y construcción socio-estatal de las infancias, adolescencias y juventudes en el escenario argentino actual. In: BARCALA, Alejandra et al. Juventudes e infancias en el escenario latinoamericano y caribeño actual. Buenos Aires (Argentina): CLACSO, 2018.

  8. BECHUATE, Mariane Lopes et al. Mecanismos de Exclusão Social da Juventude Brasileira: evasão escolar e seletividade punitiva. In: LEMOS, Flávia Cristina Silveira et al. (Org.). Brutalismos, Necropolítica e Biopolíticas: Governamentalidades em quadros de guerra que tornam vidas precárias: encontros entre Michel Foucault, Achille Mbembe e Judith Butler. 1 ed. Curitiba: CRV, 2023, v. 19, p. 169-182.

  9. BEZERRA, Heloisa Dias et al. Juventude e política: entre a vontade geral e o abandono do Estado. In: Heloisa Dias Bezerra; Sandra Maria Oliveira. (Org.). Juventude no século XXI: dilemas e perspectivas. 1 ed. Goiânia: Cânone Editorial, 2013, v. 1, p. 91-129.

  10. BIAZZI, Amanda Thuns; PÉREZ, Beatriz Corsino. Brincadeiras, narrativas e trocas intergeracionais: crianças e jovens como agentes na preservação da memória social. In: CALEGARE, Marcelo; RIBEIRO, Luiz Paulo; OLIVEIRA-MÉNDEZ, Alejandra. (Org.). Psicologia Rural: percursos, práticas e reflexões latino-americanas = Psicología Rural: recorridos, prácticas y reflexiones latino-americanas. 1 ed. Manaus: EDUA- Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2023, v. 1, p. 225-235.

  11. CARNEIRO, Cristiana. Infância, abrindo fendas em nosso saber?. In: PEREIRA, Marcelo Ricardo. (Org.). Os sintomas na educação de hoje: que fazemos com isso?. 1 ed. Belo Horizonte: Scriptum, 2017, v. 1, p. 1-352.

  12. CARNEIRO, Cristiana. Por que esta criança não para quieta? Mal-estar de professores ante o corpo pulsional. In: VOLTOLINI, Rinaldo; GURSKI, Rose. (Org.). Retratos da pesquisa em Psicanálise e Educação. 1 ed. São Paulo: Contracorrente, 2020, v. , p. 243-258.

  13. CARNEIRO, Cristiana. O adulto e seu mal-estar ante a criança e o adolescente. In: BRANCALEONI, Ana Paula Leivar. (Org.). Psicanálise e processos formativos: temas e experiências. 1 ed. Porto Alegre: Editora FI, 2021, v. 1, p. 11-352.

  14. CARNEIRO, Cristiana; COUTINHO, Luciana Gageiro. Pesquisa-intervenção, subjetivação e construção de saber. In: COSTA, Ana Maria Nicolaci da; ROMÃO, Daniela. (Org.). Qualidade faz diferença: métodos qualitativos para psicologia e áreas afins. 150 ed. Rio de Janeiro: PUC, 2013, v. x, p. 121-143.

  15. CARNEIRO, Cristiana; COUTINHO, Luciana Gageiro. Psicanálise e educação, por um encontro possível. In: LEHMAN, Lúcia. (Org.). Psicologia e Educação. 3ed. Niterói: EDUFF, 2015, v. 1, p. 48-62.

  16. CASTRO, Lucia Rabello de. Apresentação. Subjetividade e Cidadania - um estudo com crianças e jovens de três cidades brasileiras. Rio de Janeiro: 7 Letras/FAPERJ, 2001, v. 1, p. 11-19.

  17. CASTRO, Lucia Rabello de. Apresentação. Crianças e Jovens na Construção da Cultura. Rio de Janeiro: NAU/FAPERJ, 2001, v. , p. 15-18.

  18. CASTRO, Lucia Rabello de. Consumo e infancia barbarizada: elementos de la modernización brasileña?. Infancia y adolescencia en la cultura del consumo. Buenos Aires/México: Lumen Editorial, 2001, v. 1, p. 55-76.

  19. CASTRO, Lucia Rabello de. Crianças, jovens e cidades: vicissitudes da convivência, destinos da cidadania. Subjetividade e Cidadania: um estudo com crianças e jovens de três cidades brasileiras. Rio de Janeiro: 7 LETRAS/FAPERJ, 2001, v. 1, p. 113-156.

  20. CASTRO, Lucia Rabello de. Da invisibilidade à ação: crianças e jovens na construção da cultura. Crianças e Jovens na Construção da Cultura. Rio de Janeiro: NAU/FAPERJ, 2001, v. , p. 19-46.

  21. CASTRO, Lucia Rabello de. Introducción: Infancia y adolescencia hoy. Infancia y adolescencia en la cultura del consumo. 1 ed. Buenos Aires/México: Lumen Editorial, 2001, v. 1, p. 9-20.

  22. CASTRO, Lucia Rabello de. La Ciudad, el niño y el jóven: des-mapeo cognitivo o desarticulación social?. Infancia y adolescencia en la cultura del consumo. Buenos Aires/México: Lumen Editorial, 2001, v. 1, p. 153-174.

  23. CASTRO, Lucia Rabello de. La infancia y el consumismo: resignificando la cultura. Infancia y adolescencia en la cultura del consumo. Buenos Aires/México: Lumen Editorial, 2001, v. 1, p. 205-217.

  24. CASTRO, Lucia Rabello de. Una teoria de la infancia en la contemporaneidad. Infancia y adolescencia en la cultura del consumo. Buenos Aires/México: Lumen Editorial, 2001, v. 1, p. 21-54.

  25. CASTRO, Lucia Rabello de. Circulating in the City: from routes to projects, from diversion to conversion. In: MALONE, Karen. (Org.). Child Space: an Anthropological Exploration of Young People's Use of Space. Delhi: Concept Publishing Company, 2007, v. , p. 41-69.

  26. CASTRO, Lucia Rabello de. Escenas Urbanas y Creación de espacios de discusión para ninos y jovenes. In: PEREZ, Guilllermo; LÓPEZ, Maria Guadalupe Vega. (Org.). Infancia, sociedad y salud. Guadalajara: Univ. de Guadalajara/ Org. Panamericana de Salud, 2007, v. , p. 65-76.

  27. CASTRO, Lucia Rabello de. Participación Política en el Contexto Escolar: experiencias de jóvenes en acción colectiva. In: CARAVEO, Yolanda Corona; PONTON, Maria Eugenia Linares. (Org.). Participación infantil y juvenil en America Latina. Mexico: UNAM/ Childwatch International Research Network/Universidad Valencia, 2007, v. , p. 17-45.

  28. CASTRO, Lucia Rabello de. Conhecer, transformar(-se) e aprender: pesquisando com crianças e jovens. In: CASTRO, Lucia Rabello de; BESSET, Vera Lopes. (Org.). Pesquisa-intervenção na infância e juventude. Rio de Janeiro: Nau/Faperj, 2008, v. 1, p. 21-42.

  29. CASTRO, Lucia Rabello de. Jovens pobres no Rio de Janeiro: dificuldades e recursos frente às adversidades. In: TELES, Nair; ESPÍRITO SANTO, Wanda. (Org.). Um olhar sobre o jovem no Brasil. Brasilia: Edit. Ministério da Saúde/Fiocruz, 2008, v. , p. 119-131.

  30. CASTRO, Lucia Rabello de. Perception par les jeunes pauvres de Rio de Janeiro de leurs difficultés et des ressources dont ils disposent. In: TELES, Nair; ESPÍRITO SANTO, Wanda. (Org.). Regard sur Les Jeunes du Brésil. Montréal: Les Presses de l'Université de Laval, 2008, v. , p. 117-130.

  31. CASTRO, Lucia Rabello de. La transformation du présent: les voies de la participation politique et sociale des jeunes brésiliens. In: GAUTHIER, Madeleine; LAFLAMME, Claude. (Org.). Jeunes et dynamiques territoriales. Quebec: Presses de L'Université de Laval, 2009, v. II, p. 109-126.

  32. CASTRO, Lucia Rabello de. Être jeune: une puissance incertaine dans l'espace public brésilien. In: PETITAT, André. (Org.). Être en société: Le lien social à l'épreuve des cultures. Québec: Presses de l'Université de Laval, 2010, v. , p. 135-152.

  33. CASTRO, Lucia Rabello de. Os jovens podem falar? Sobre as possibilidades políticas de ser jovem hoje. In: MOREIRA, Maria Ignez Costa. Moreira; DAYRRELL, Juarez; STENGEL, Marcia. (Org.). Juventudes Contemporaneas: um mosaico de possibilidades. Belo Horizonte: Puc Minas, 2011, v. , p. 299-324.

  34. CASTRO, Lucia Rabello de. Entre a subordinação e a opressão: os jovens e as vicissitudes da resistência na escola. In: CASTRO, Lucia Rabello; MAYORGA, Claudia, PRADO, Marco Aurélio Maximo. (Org.). Juventude e a experiência da política no contemporâneo. 1 ed. Rio de Janeiro: Contra-capa, 2012, v. , p. 63-98.

  35. CASTRO, Lucia Rabello de. Jovens na política: tensões e paradoxos no contemporâneo. In: MEZZOMO, Frank Antonio; PÁTARO, Cristina; HAHN, Fabio. (Org.). Religião, cultura e espaço público. 1 ed. São Paulo; Campo Mourão: Olho d'Agua; Fecilcam, 2016, v. , p. 97-120.

  36. CASTRO, Lucia Rabello de. La survie à l?école, « le politique » et la participation des jeunes dans les écoles brésiliennes. In: GALLANT, Nicole Gallant; GARNEAU, Stéphanie. (Org.). Les jeunes et l'action politique: participation, contestation et résistance. 1 ed. Québec: Presses de L'Université de Laval, 2016, v. , p. 211-232.

  37. CASTRO, Lucia Rabello de. Onde estão os (sujeitos) jovens nas teorias da juventude?. In: COLAÇO, Veriana; GERMANO, Idilva; MIRANDA, Luciana Lobo; BARROS, João Paulo. (Org.). Juventudes em Movimento: experiências, redes e afetos. 1 ed. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2019, v. , p. 69-88.

  38. CASTRO, Lucia Rabello de. The study of children and youth in Brazil: dilemmas and choices of a Southern academic. In: KOLLER, Silvia. (Org.). Psychology in Brazil: Scientists making a Difference. 1 ed. Basel Switzerland: Springer Nature, 2019, v. 1, p. 239-256.

  39. CASTRO, Lucia Rabello de. Age Epistemology and the Politics of Age. In: BARALDI, Claudio; CASTRO, Lucia Rabello de. (Org.). Global Childhoods in International Perspective: Universality, Diversity and Inequalities. 1 ed. Londres: SAGE, 2020, v. 1, p. 33-50.

  40. CASTRO, Lucia Rabello de. Os universalismos no estudo da infância: a criança em desenvolvimento e a criança global. In: CASTRO, Lucia Rabello de. (Org.). Infâncias do Sul Global: experiências, pesquisa e teoria desde a Argentina e o Brasil. 1 ed. Salvador: EDUFBA, 2021, v. 1, p. 30-.

  41. CASTRO, Lucia Rabello de. Teorizar sobre a infância desde uma perspectiva descolonial. In: CASTRO, Lucia Rabello de. (Org.). Infâncias do Sul Global: experiências, pesquisa e teoria desde a Argentina e o Brasil. 1 ed. Salvador: EDUFBA, 2021, v. 1, p. 55-.

  42. CASTRO, Lucia Rabello de. A participação política das crianças pelo voto: o paradoxo de se 'tornar contado'. In: MAHEIRIE, Katia; TONELLI, Juracy. (Org.). Ofensivas antidemocráticas, colonialidade, experiências de subjetivação política e a crise democrática no Brasil. 1 ed. Florianópolis: Bosque/UFSC, 2022, v. 1, p. 59-70.

  43. CASTRO, Lucia Rabello de. Children, Childhoods and Decolonial Theory. In: WALL, John; BALAGOPALAN, Sarada; WELLS, Karen. (Org.). The Bloomsbury Handbook of Theories in Childhood Studies. 1 ed. Londres: Bloomsbury, 2023, v. 1, p. 215-241.

  44. CASTRO, Lucia Rabello de; DARRIBA, Vinicius Anciães. Construcciones de la identidad y la búsqueda de la felicidad en la cultura del consumo. Infancia y adolescencia en la cultura del consumo. 1 ed. Buenos Aires/México: Lumen Editorial, 2001, v. 1, p. 111-133.

  45. CASTRO, Lucia Rabello de; RAMALHO, María Cristina Oliveira Botelho; CORDEIRO, Naiana Moura Lopes. Tiempo de lo instantaneo: la ahoridad. Infancia y adolescencia en la cultura del consumo. Buenos Aires/México: Lumen Editorial, 2001, v. 1, p. 91-110.

  46. CASTRO, Lucia Rabello de; CORREA, Jane. Juventudes, transformações do contemporâneo e participação social. In: CASTRO, Lucia Rabello de Castro; CORREA, Jane. (Org.). Juventude Contemporânea: Perspectivas nacionais e internacionais. Ied. Rio de Janeiro: NAU, 2005, v. I, p. 09-26.

  47. CASTRO, Lucia Rabello de; BESSET, Vera Lucia Silva Lopes. Pesquisa-intervenção na infância e juventude: construindo caminhos. In: CASTRO, Lucia Rabello; BESSET, Vera Lope. (Org.). Pesquisa-intervenção na infância e juventude. Rio de Janeiro: Nau/Faperj, 2008, v. , p. 9-12.

  48. CASTRO, Lucia Rabello de; CENTELHAS, Marcela Rabello de Castro. Childhood In Culture: Navigating between India and Brazil. In: PRAMANIK, Rashmi; SKODA, Uwe; GUZY, Lidia. (Org.). Vulnerability, Marginalization and Culture. 1 ed. Delhi: Concept Publishers, 2018, v. 1, p. 140-158.

  49. CASTRO, Lucia Rabello de; TAVARES, Renata. Participation Rights in Brazilian Schools: Towards the Politicization of Adult-Child Relationships?. In: VERGARA, Ana Vergara; LLOBET, Valeria; NASCIMENTO, Leticia. (Org.). South American Childhoods: Neoliberalisation and Children's Rights since the 1990s. 1 ed. London: Palgrave Macmillan, 2021, v. , p. 185-212.

  50. CASTRO, Lucia Rabello de et al. Apresentação. In: CASTRO, Lucia Rabello de. (Org.). Infâncias do Sul Global: experiências, pesquisa e teoria desde a Argentina e o Brasil. 1 ed. Salvador: EDUFBA, 2021, v. 1, p. 3-.

  51. CIBELLA, Carolina; CARDOSO, Marta Rezende. A traumática experiência de perda na adolescência. In: AMPARO, Deise Matos do; ALMEIDA, Sandra Francesca Conte de; BRASIL, Katia Tarouquella R.; CONCEIÇÃO, Maria Inês Gandolfo; MARTY, François Marty. (Org.). Adolescência e violência: intervenções e estudos clínicos, psicossociais e educacionais. 1 ed. Brasilia: Liber Livros e Editora Universidade de Brasília, 2012, v. 1, p. 41-56.

  52. CASTRO, Lucia Rabello; SANTANA, Juliana Prates. A questão racial e o racismo estrutural no Brasil: uma análise nos estudos de infância e da juventude. In: Conselho Federal de Psicologia; Comissão de Direitos Humanos do CFP. (Org.). Psicologia Brasileira na Luta Anti-racista. 1 ed. Brasília: CFP, 2022, v. 1, p. 226-249.

  53. COLAÇO, Veriana de Fátima Rodrigues; GERMANO, Idilva Maria Pires; SILVA, Isadora Dias Gomes; MONTE, Bárbara Castelo Branco. Oficinas temáticas e de narrativas com crianças, adolescentes e jovens: pesquisando e promovendo resiliência. In: DIAS, Ana Cristina Garcia; ROSA, Edinete Maria. (Org.). Metodologias de pesquisa e intervenção com crianças, adolescentes e jovens. 1 ed. Vitória: EDUFES, 2017, v. 1, p. 127-160.

  54. COLAÇO, Veriana de Fátima Rodrigues; GERMANO, Idilva Maria Pires; MIRANDA, Luciana Lobo; BARROS, João Paulo Pereira. Apresentação: Caleidoscópios juvenis: reflexos sobre e com juventudes. In: COLAÇO, Veriana de Fátima Rodrigues; GERMANO, Idilva Maria Pires; MIRANDA, Luciana Lobo; BARROS, João Paulo Pereira. (Org.). Juventudes em movimento: Experiências, redes e afetos. 1 ed. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2019, v. 1, p. 5-24.

  55. CORSINO, Patrícia. A brincadeira com as palavras e as palavras como brincadeira. In: CORSINO, Patrícia. (Org.). Educação Infantil: cotidiano e políticas. SP: Autores Associados, 2009, v. , p. -.

  56. CORSINO, Patrícia; NUNES, Maria Fernanda Resende. Educação Infantil no contexto das políticas atuais: um desafio para os sistemas educacionais. In: KRAMER, Sonia. (Org.). Relatório da Pesquisa Formação dos Profissionais de Educação Infantil no Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Ravil/PUC-Rio, 2001, v. , p. 74-88.

  57. CORSINO, Patrícia; NUNES, Maria Fernanda Resende. A institucionalização da infância: antigas questões e novos desafios. In: CORSINO, Patrícia. (Org.). Educação Infantil: cotidiano e políticas. SP: Autores Associados, 2009, v. , p. -.

  58. CORSINO, Patrícia; SANTOS, Núbia de Oliveira. “Eu estou de olho em você’: olhares, gestos e falas nas relações de adultos e crianças. In: KRAMER, Sonia. (Org.). Retratos de um desafio: Crianças e adultos na educação infantil. São Paulo: Editora Ática, 2009, v. , p. 138-150.

  59. COUTINHO, Luciana Gageiro; COHEN, Ruth Helena Pinto; BESSET, Vera Lucia Silva Lopes. Pesquisa-intervenção com adolescentes: contribuições da psicanálise. In: NIPIAC/UFRJ. (Org.). Metodologias de Pesquisa-Intervenção com Crianças e Jovens. Rio de Janeiro: Nau Editora, 2008, v. 6, p. 94-112.

  60. COUTINHO, Luciana Gageiro; ANDRADE, Claudia Maria. "A escola é nossa": uma escuta do movimento das ocupações. In: PEREIRA, Marcelo Ricardo. (Org.). Os Sintomas na Educação de Hoje: que fazemos com "isso"?. 1 ed. Belo Horizonte: Livraria e Editora Scriptum, 2017, v. , p. 151-161.

  61. COUTINHO, Luciana Gageiro; POLI, Maria Cristina. A adolescência nas ocupações de escolas: novos enlaçamentos no discurso?. In: VOLTOLINI, Rinaldo; GURSKI, Rose. (Org.). Retratos da Pesquisa em Psicanálise e Educação. 1 ed. São Paulo: Contracorrente, 2020, v. , p. 150-172.

  62. COUTINHO, Luciana Gageiro; AMARAL, Rebeca Espinhosa Cruz; LANZETTA, Roberta. A adolescência em face ao apagamento da dimensão alteritária na educação e na cidade: da dor à política. In: GURSKI, Rose; LIMA, Nádia Laguárdia de. (Org.). Psicanálise, Educação e Política na Universidade e na Cidade. 1 ed. São Paulo: Benjamin Editorial, 2023, v. 1, p. 83-97.

  63. COUTINHO, Luciana Gageiro; MARTINS, P. R.. Violência doméstica: ressonâncias traumáticas e seus efeitos no desempenho escolar. In: TEIXEIRA, Leônia Cavalcante; DANZIATO, Leonardo; BRITO, Ana Cláudia Coelho; GASPARD, Jean-Luc. (Org.). Destinos trágicos: efeitos da violência doméstica para as filhas e os filhos. 1 ed. Curitiba: CRV, 2023, v. 1, p. 139-155.

  64. GARCIA, Joana Angélica Barbosa. A história da Responsabilidade Social no Brasil. In: BRAHIM, Valeria; SOUZA, Vera Cristina de. (Org.). Boas Práticas de Responsabilidade Social Corporativa no Enfrentamento de Violações de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. 1 ed. Rio de Janeiro: Terra dos Homens, 2014, v. 01, p. 15-27.

  65. GARCIA, Joana Angélica Barbosa. Crime e Castigo? a “salvação” dos jovens negros. In: GARCIA, Joana; MOREIRA, Elaine. (Org.). Os atravessamentos religiosos no campo das políticas públicas. 1 ed. Rio de Janeiro: UFRJ/CFCH/Escola de Serviço Social, 2023, v. 1, p. 166-186.

  66. GARCIA, Joana Angélica Barbosa; LIMA, Rodrigo. Estatuto da Criança e do adolescente: 30 anos de proteção?. In: PEREIRA, Pedro. (Org.). 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente. 1 ed. Rio de Janeiro: CEDECA, 2020, v. 1, p. 26-389.

  67. GARCIA, Joana Angélica Barbosa; PEREIRA, Pedro. INTERVENCIÓN CON NIÑOS Y ADOLESCENTES EN SITUACIÓN DE VULNERABILIDAD SOCIAL Y CONFLICTO CON LA LEY. In: MORALES, Concepción Nieto. (Org.). LA INTERVENCIÓN COMPARADA CON MENORES EN DESPROTECCIÓN Y EN CONFLICTO CON LA LEY EN DIFERENTES PAÍSES. 1 ed. Madrid: Editorial DYKINSON, S.L., 2016, v. , p. 53-74.

  68. GARCIA, Joana Angélica Barbosa; TEODORO, Adriano. ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NO RIO DE JANEIRO. In: CARDOSO, Adalberto. (Org.). Juventudes na cidade: violência, cultura, religião, escola. 1 ed. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2014, v. , p. 157-176.

  69. GARCIA, Joana Angélica Barbosa; GOMES, Vanessa. AS INSTITUIÇÕES DE ACOLHIMENTO COMO ESPAÇO DE PROTEÇÃO. In: FERREIRA, Lúcia de Fátima Guerra; ZENAIDE, Maria de Nazaré Tavares; GENTLE, Ivanilda Matias. (Org.). O ECA nas Escolas: Experiências Universitárias. AIS DA PESQUISA E SEUS IMPACTOS. 1 ed. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2012, v. , p. 177-192.

  70. GARCIA, Joana Angélica Barbosa; TEODORO, Adriano; AQUINO, Viviane do Nascimento; SILVA, Flávia Nunes Sena da. Os jovens em conflito com a lei: entre discursos e olhares. In: SOARES, Janaína Dória Líbano; NOGUEIRA, Susana Engelhard. (Org.). As Margens da Inclusão: debates contemporâneos. 1 ed. Rio de Janeiro: PoD, 2011, v. , p. 89-103.

  71. GERMANO, Idilva Maria Pires. TEMPO, BIOGRAFIA E INCERTEZA: PROJETOS DE VIDA EM NARRATIVAS DE JOVENS. In: EWALD, Ariane, SOARES, Jorge Coelho, SEVERIANO, Maria de Fátima, AQUINO, Cássio Braz de. (Org.). Tempo e Subjetividades: perspectivas plurais. 1 ed. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2013, v. 1, p. 205-224.

  72. GERMANO, Idilva Maria Pires. Trajetórias de vida, risco e proteção social em estudo biográfico com jovens. In: COLAÇO, Veriana de Fátima Rodrigues; CORDEIRO, Andréa Carla Filgueiras. (Org.). Adolescência e Juventude: conhecer para proteger. 1 ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2013, v. 1, p. 376-415.

  73. GOMES, Lisandra Ogg; CORSINO, Patrícia; PEREIRA, Rita Marisa Ribes. Infância e Pandemia: sentimentos e utopias de crianças da Região Metropolitana do Rio de Janeiro: Breve Panorama da Pesquisa. In: GOMES, Lisandra Ogg; CORSINO, Patricia; PEREIRA, Rita Ribes. (Org.). Infância e pandemia: sentimentos e utopias de crianças da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. 1 ed. Rio de Janeiro: NAU-Editora, 2023, v. 1, p. 12-34.

  74. GRANDA, Jorge; LLOBET, Valeria. Las Políticas Sociales para la adolescencia y los procesos de ampliación de derechos. In: GRANDA, Jorge. (Org.). Pobreza, Exclusión y desigualdad. Quito (Ecuador): FLACSO Ecuador, 2008.

  75. GRISOLIA, Felipe Salvador. Transitamos da escola ao trabalho? Considerações sobre o trabalho infanto juvenil no Sul Global. In: CASTRO, Lucia Rabello de. (Org.). Infâncias do Sul Global: experiências, teoria e pesquisa desde a Argentina e o Brasil. 1 ed. Salvador: Editora UFBA, 2021, v. , p. 317-338.

  76. HADDAD, Camila; MEIO, Amanda; AGUIAR, Helena; CARDOSO, Marta Rezende. Violência e adolescência: a questão da relação com o objeto. In: CARDOSO, Marta Rezende. (Org.). Adolescentes. 1 ed. São Paulo: Editora Escuta, 2006, v. , p. 183-194.

  77. LARA, Juliana Siqueira de. ‘Eu cuido dela como se ela tivesse saído dentro de mim’: a responsabilidade pelo outro no cotidiano de crianças moradoras de uma favela do rio de janeiro. In: CASTRO, Lucia Rabello de. (Org.). Infâncias do Sul Global: experiências, pesquisa e teoria desde a Argentina e o Brasil. 1 ed. Salvador: EDUFBA, 2021, v. 1, p. 131-148.

  78. LARA, Juliana Siqueira de. ‘É tiro de bala achada, tia’: violência armada policial, cuidado e a palavra das crianças que não se escuta. In: QUIXADÁ, Luciana; MENEZES, Jaileila. (Org.). Infância em territórios de (in)segurança: narrativas compartilhadas com crianças. 1 ed. Ceará: Editora da Universidade Estadual do Ceará, 2022, v. 1, p. 145-160.

  79. LARA, Juliana Siqueira de. Práticas de cuidado de crianças pelas ruas de uma comunidade do Rio de Janeiro: saber local, proximidade e laços comunitários. In: PIRES, Flávia; SOUSA, Emilene; MORAIS, Mohana. (Org.). CRIAS Extra-muros: Ciclo de debates sobre crianças e infâncias durante a pandemia da COVID-19. 1 ed. São Luís: EDUFMA, 2023, v. 1, p. 80-101.

  80. LARA, Vitor Hugo; TANNURI, Yasmin; DEMANTOVA, Aline Gonçalves; CARDOSO, Marta Rezende. Precariedade social e vulnerabilidade psíquica de educadores: um projeto de intervenção social-clínica. In: PACHECO-FERREIRA, Fernanda; VERZTMAN, Julio. (Org.). O público na psicanálise. 1 ed. Curitiba: Appris, 2020, v. 1, p. 115-130.

  81. LEITE BESSA, Letícia; GERMANO, Idilva Maria Pires. Vozes em contexto de desvantagem: Ressignificando o risco social em histórias de adolescentes. In: COLAÇO, Veriana de Fátima Rodrigues; CORDEIRO, Andréa Carla Filgueiras. (Org.). Adolescência e Juventude: conhecer para proteger. 1 ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2013, v. 1, p. 343-375.

  82. LLOBET, Valeria. Las políticas sociales para la infancia y la adolescencia en Argentina y el paradigma internacional de derechos humanos. In: ARZARE, Jorge. Políticas Sociales Latinoamericanas. Perspectivas comparadas. Toluca: Porrúa - Universidad Autónoma del Estado de México, 2008.

  83. LLOBET, Valeria. Género y Políticas Sociales para la Infancia y la Adolescencia: ¿Una relación ausente?. En ORTALE, Susana; ROSAS, Rocio Enríquez. (Org.). Política Social en América Latina y Género: Configuraciones/Reconfiguraciones en la participación de las mujeres. Buenos Aires: Biblos, 2009.

  84. LLOBET, Valeria. La reinterpretación de los derechos sociales en las nuevas políticas sociales: algunas reflexiones sobre el universalismo en tres casos de políticas sociales para adolescente. In: GLUZ, Nora. (Org.). Del universalismo liberal a “los particularismos” neoliberales: debates para una reconstrucción de lo público en educación. Buenos Aires (Argentina): UNGS Prometeo, 2012.

  85. LLOBET, Valeria. La producción de la categoría “niño-sujeto-de-derechos” y el discurso psi en las políticas sociales en argentina. Una reflexión sobre el proceso de transición institucional. In: LLOBET, Valeria. Pensar la Infancia desde América Latina. Un estado de la cuestión. Buenos Aires (Argentina): CLACSO, 2014. 

  86. LLOBET, Valeria. Políticas y violencias en clave generacional en Argentina. In: VALENZUELA, José Manuel. (Org.). Prohibido olvidar. Ayotzinapa y el juvenicidio en América Latina. Barcelona (España): NED Ediciones, 2015.

  87. LLOBET, Valeria. Las investigaciones en infancia y algunos desafíos para la política y la intervención. In: BARCALA, Alejandra. Salud Mental y Derechos Humanos en las infancias y adolescencias. Lanus (Argentina): UNLA, 2019.

  88. LLOBET, Valeria. Los derechos de niños y niñas como escenarios de disputa política. Dimensiones de análisis y problemas prácticos. In: PINTO FONTANILLO, José Antonio; SÁNCHEZ DE LA TORRE, Ángel. (Org.). Los Derechos Humanos en el siglo XXI. (España): EDISOFER, S.L. EDITORIAL, 2020.

  89. LLOBET, Valeria; LITICHEVER, Cecilia. Desigualdad e Inclusión Social. ¿Qué proponen los programas de atención a niños, niñas y adolescentes?. In: ARZATE SALGADO, Jorge. Desigualdades Sociales y ciudadanía desde las culturas juveniles en América Latina. Toluca (México): Miguel Porrúa - UAEM, 2010.

  90. LOPES, Roseli Esquerdo et al. Fomento de Metodologias Participativas com a Juventude: apontamentos sobre experiências de intervenção na busca da articulação entre extensão, ensino e pesquisa. In: FILHO, Tarjino de Araújo; THIOLLENT, Michel Jean-Marie. (Org.). Metodologia para Projetos de Extensão: Apresentação e Discussão. 1 ed. São Carlos: Cubo Multimídia, 2008, v. 1, p. 1-666.

  91. MARTY, François; CARDOSO, Marta Rezende. Trangression pulsionnelle et générationnelle. In: MARTY, François; CARDOSO, Marta Rezende. (Org.). Violence à l'adolescence- France-Brésil: regards croisés. 1 ed. Paris: Editions In Press, 2012, v. 1, p. 47-58.

  92. MATTOS, Amana Rocha; CASTRO, Lucia Rabello de. Os jovens e a experiência do outro em tempos de liberdade. In: VASCONCELOS, Fatima Vasconcelos; ATEM, Erica. (Org.). Alteridade - o Outro como problema. 1 ed. Fortaleza: Expressão Grafica, 2011, v. , p. 136-161.

  93. MAYORGA, Claudia; CASTRO, Lucia Rabello de; PRADO, Marco Aurélio Máximo. A participação social e política juvenil como questão. In: CASTRO, Lucia Rabello de; MAYORGA, Claudia, PRADO, Marco Aurélio Máximo. (Org.). Juventude e a experiência da política no contemporâneo. 1 ed. Rio de Janeiro: Contra-capa, 2012, v. , p. 15-34.

  94. MAYORGA, Claudia; CASTRO, Lucia Rabello de ; PRADO, Marco Aurélio Máximo. Juventude e os paradoxos da política. In: CASTRO, Lucia Rabello de; MAYORGA, Claudia, PRADO, Marco Aurélio Máximo. (Org.). Juventude e a experiência da política no contemporâneo. 1 ed. Rio de Janeiro: Contra-capa, 2012, v. , p. 261-272.

  95. MELO, Lis Albuquerque; CASTRO, Lucia Rabello de. A infância em contextos de luta e coletivização no Brasil: a participação das crianças sem terrinha no MST. In: CASTRO, Lucia Rabello de (Org.). Infâncias do Sul Global: experiências, pesquisa e teoria desde a Argentina e o Brasil. Salvador: EDUFBA, 2021. p. 241-267.

  96. MOREIRA, Maria Ignez Costa; CASTRO, Lucia Rabello de. Autoridade parental e os direitos das crianças e dos adolescentes: impasses?. In: PINHEIRO, Angela de Alencar Araripe; NASCIMENTO, Veronica Salgueiro; PETROLA, Domingos Arthur Feitosa. (Org.). Direitos Humanos em Movimento: Práticas e saberes. 1 ed. Fortaleza: Premius, 2014, v. , p. 129-154.

  97. NUNES, Maria Fernanda Resende; CORSINO, Patrícia; KRAMER, Sonia. Crianças e adultos em instituições de educação infantil: o contexto e a pesquisa. In: Sonia Kramer. (Org.). Retratos de um desafio - crianças e adultos na educação infantil. São Paulo: Editora Ática, 2009, v. , p. 12-23.

  98. PALMEIRA, Clarice Comes; MAYERHOFFER, Elisa Lima; MARI, Nataly Netchaeva; CARDOSO, Marta Rezende. Desamparo e melancolia na adolescência contemporânea. In: CARDOSO, Marta Rezende. (Org.). Adolescentes. São Paulo: Editora Escuta, 2006, v. , p. 157-168.

  99. PÉREZ, Beatriz Corsino. Infância, participação e diálogos intergeracionais numa comunidade quilombola. In: TANCREDI, Ana Maria Orlandina Tancredi; BAHIA, Celi da Costa Silva; OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de; SANTOS, Tânia Regina Lobato dos. (Org.). Política, formação e prática educativa na infância/6. Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias. 1 ed. Belém: Editora da Universidade do Estado do Pará - EDUEPA, 2022, v. 3, p. 1076-1084.

  100. PEREZ, Beatriz Corsino; SOUZA, Estefani Peixinho. Crianças e jovens quilombolas: a participação na família, na igreja e na vida comunitária. In: CASTRO, Lucia de Rabello. (Org.). Crianças e jovens quilombolas: a participação na família, na igreja e na vida comunitária. 1 ed.Salvador: EDUFBA, 2021, v. 1, p. 219-240.

  101. PÉREZ, Beatriz Corsino; SILVA, Leda Regina de Barros; MENDES, Juliana Thimóteo Nazareno. A construção do diagnóstico social sobre a primeira infância campista: o que dizem as crianças das áreas rurais?. In: CALEGARE, Marcelo; RIBEIRO, Luiz Paulo; OLIVEIRA-MÉNDEZ, Alejandra. (Org.). Psicologia Rural: percursos, práticas e reflexões latino-americanas = Psicología Rural: recorridos, prácticas y reflexiones latino-americanas. 1 ed. Manaus: EDUA- Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2023, v. 1, p. 214-224.

  102. SANTOS, Delma Marcelo dos; FONSECA, Luísa Côrtes; ARAÚJO, Patrícia de; CORSINO, Patrícia. ‘A Pior Coisa do Mundo’: os discursos das crianças sobre a pandemia do coronavírus. In: GOMES, Lisandra Ogg; CORSINO, Patricia; PEREIRA, Rita Ribes. (Org.). Infância e pandemia: sentimentos e utopias de crianças da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. 1 ed. Rio de Janeiro: NAU-Editora, 2023, v. 1, p. 92-106.

  103. SANTOS, Fernanda Bottari Lopes; BECHUATE, Mariane Lopes; GONÇALVES, Hebe Signorini. "A cor do Degase é preta": seletividade punitiva no sistema socioeducativo e o racismo estrutural. In: KRENZINGER, Miriam. (Org.). Questão Criminal no Brasil Contemporâneo: diálogos sobre criminologia crítica, racismo estrutural e violências de gênero. 1 ed. Rio de Janeiro: Dialética, 2022, v. 1, p. 1-.

  104. SCHERER, Larissa Costa Beber; CARNEIRO, Cristiana. Mal-estar na escola e a aposta docente: encontros e desencontros. In: VOLTOLINI, Rinaldo; GURSKI, Rose. (Org.). Retratos da Pesquisa em Psicanálise e Educação. 1 ed. São Paulo: Contracorrente, 2020, v. , p. 1-350.

  105. SCRINZI, Mariana et al. Malestar, (pos) pandemia y el retorno a la presencialidad. In: SCRINZI, Mariana; LAJONQUIÉRE, Leandro de; SENA, Isael. (Org.). Infancia y educación aportes para interrogar los saberes expertos. 1 ed. Rosário: Homo Sapiens Ediciones, 2023, v. 1, p. 7-157.

  106. SILVA, Conceição Firmina Seixas; PROSDOCIMI, Rafael; CASTRO, Lucia Rabello de. A Ação Coletiva e os Valores da Vida Escolar. In: MAYORGA, Claudia; CASTRO, Lucia Rabello de; PRADO, Marco Aurélio Máximo. (Org.). Juventude e a Experiência da Política no Contemporâneo. 1 ed. Rio de Janeiro: Contracapa, 2012, v. 1, p. 169-200.

  107. SILVA, Conceição Firmina Seixas; PROSDOCIMI, Rafael; CASTRO, Lucia Rabello de. Ação coletiva e os valores da vida escolar. In: CASTRO, Lucia Rabello de; MAYORGA, Claudia; PRADO, Marco Aurélio Máximo. (Org.). Juventude e a experiência da política no contemporâneo. 1 ed. Rio de Janeiro: Contra-capa, 2012, v. , p. 169-200.

  108. SILVA, Conceição Firmina Seixas; CASTRO, Lucia Rabello de. Para além das fronteiras convencionais do ativismo político: a inserção de jovens em coletivos fluidos. In: BEZERRA, Heloísa Dias; OLIVEIRA, Sandra Maria de Oliveira. (Org.). Juventude no século XXI: dilemas e perspectivas. 1 ed. Goiânia: Cânone editorial, 2013, v. , p. 14-44.

  109. SILVA, Conceição Firmina Seixas; CASTRO, Lucia Rabello de. Para além das fronteiras convencionais do ativismo político: a inserção de jovens em “coletivos fluidos”. In: BEZERRA, Heloisa; OLIVEIRA, Sandra Maria de. (Org.). Juventude no século XXI: dilemas e perspectivas. 1 ed. Goiania: Canone Editorial, 2013, v. , p. 7-38.

  110. SILVA, Conceição Firmina Seixas et al. Educação e Liberdade: apontamentos para um bom combate ao Projeto de Lei Escola sem Partido. In: FRIGOTTO, Gaudêncio. (Org.). Escola. 1ªed.Rio de Janeiro: LPP/UERJ, 2017, v. 1, p. 87-104.

  111. SILVA, Conceição Firmina Seixas; CASTRO, Lucia Rabello de. Jovens universitários no Brasil hoje - demandas, valores e lutas na construção de um lugar de ação política. In: HERNANDEZ, Aline Reis Calvo; GUARESCHI, Pedrinho. (Org.). Psicologia Política Marginal. 1 ed.Petrópolis: RJ: Editora Vozes, 2020, v. 1, p. 238-271.

  112. SILVA, Conceição Firmina Seixas; PÉREZ, Beatriz Corsino. ‘Fazer parte de tudo e transformar o mundo’: o que falam as crianças da favela Santa Marta sobre sua participação e relação com os adultos. In: CASTRO, Lucia Rabello de. (Org.). Infâncias do Sul Global: experiências, teoria e pesquisa desde a Argentina e o Brasil. 1 ed. Salvador: EDUFBA, 2021, v. 1, p. 109-130.

  113. SILVA, Conceição Firmina Seixas; GOMES, Lisandra Ogg; MUNIZ, Maria Cristina Soto. ‘Participar, mas não muito' As crianças entre o embate teórico-prático. In: TANCREDI, Ana Maria Orlandina; BAHIA, Celi da Costa Silva; OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de; SANTOS, Tania Regina Lobato dos. (Org.). Diversidade e participação em pesquisa com crianças e infâncias: Política, formação e prática educativa na infância. 1 ed. Belém: EDUEPA, 2022, v. III, p. 1148-1164.

  114. SILVA, Conceição Firmina Seixas; LUCIANO, Giullia Cristine de Oliveira. A pandemia e o "inseto da sorte": as mudanças e os deslocamentos subjetivos e coletivos realizados pelas crianças. In: PEREIRA, Rita; GOMES, Lisandro Ogg; CORSINO, Patrícia. (Org.). Infância e Pandemia: sentimentos e utopias de crianças da região metropolitana do Rio de Janeiro. 1 ed. Rio de Janeiro: NAU, 2023, v. , p. 145-164.

  115. SILVA, Conceição Firmina Seixas; PEREIRA, Rita Marisa Ribes; SANTOS, N. O. . Abraçar e cortar distâncias: sentimentos e utopias. In: PEREIRA, Rita Marisa Ribes; GOMES, Lisandra Ogg; CORSINO, Patrícia. (Org.). Infância e Pandemia: sentimentos e utopias de crianças da região metropolitana do Rio de Janeiro. 1 ed. Rio de Janeiro: NAU, 2023, v. , p. 35-55.

  116. SILVA, Conceição Firmina Seixas; SILVA, Maria Aparecida da; SANTOS, Thamara Abreu. Os sentimentos que as crianças atribuem ao projeto social escolar a partir de suas experiências individuais e coletivas durantes os percursos no ensino remoto.  In: PEREIRA, Rita Marisa Ribes; GOMES, Lisandro Ogg; CORSINO, Patrícia. (Org.). Infância e Pandemia: sentimentos e utopias de crianças da região metropolitana do Rio de Janeiro. 1 ed. Rio de Janeiro: NAU, 2023, v. , p. 276-294.

  117. SOUZA, Adelaide Rezende de. Oficinas Lúdicas nas Escolas Municipais do Rio de Janeiro. In: VALLE, Luiza Elena Leite Ribeiro do; ASSUNÇÃO JR., Francisco; WAJNSZTEJN, Rubens; DINIZ, Leandro Fernandes Malloy. (Org.). APRENDIZAGEM NA ATUALIDADE: Neuropsicologia e Desenvolvimento na Inclusão. 1 ed. Ribeirão Preto - SP: Novo Conceito, 2010, v. 1, p. 437-453.

  118. SOUZA, Adelaide Rezende de. Brincadeira e emancipação frente à dominação escolar: reflexões a respeito de oficinas lúdicas com crianças e jovens do ensino fundamental público do Rio de Janeiro (Por Adelaide Rezende de Souza). In: ALMEIDA, Marcos Teodorico Pinheiro de. (Org.). Brincar, amar e viver. 1 ed. São Paulo: Storbem Gráfica e Editora, 2014, v. 1, p. 119-139.

  119. SOUZA, Adelaide Rezende de. Brincando e Reinventando Trilhas e Novos Sentidos para a Escola Pública. In: SCHLINDWEIN, Luciane Maria; LATERMAN, Ilana; PETERS, Leila. (Org.). A criança e o brincar nos tempos e espaços da escola. 1 ed. Florianópolis: NUP, 2017, v. 1, p. 93-116.

  120. SOUZA, Solange Jobim; CASTRO, Lucia Rabello de. Pesquisando com crianças: subjetividade infantil, dialogismo e gênero discursivo. In: CRUZ, Silvia Helena Vieira. (Org.). A criança fala: a escuta de crianças em pesquisas. São Paulo: Cortez, 2008, v. , p. 37-48.

  121. SOUZA, Adelaide Rezende de; CASTRO, Lucia Rabello de; UGLIONE, Paula. From the Countryside to the City: a Boy's Journey and the World to Know. In: OLSON, Debbie. (Org.). The Child in World Cinema. 1 ed. Maryland: Lexington Books, 2018, v. , p. 30-.

  122. SOUZA, Adelaide Rezende de; CASTRO, Lucia Rabello de. Batalhas de rima de crianças da favela da Maré: improviso, duelo e autoafirmação. In: CASTRO, Lucia Rabello de. (Org.). Infâncias do Sul Global: experiências, pesquisa e teoria desde a Argentina e o Brasil. 1 ed. Salvador: EDUFBA, 2021, v. 1, p. 77-.

  123. SOUZA, Adelaide Rezende de; GONZAGA, Kátia Valeria Pereira. Entre a rua e a escola: questões étnico-raciais e de gênero nas brincadeiras infantis da favela. In: YORK, Sara Wagner; SILVA, Sergio Luiz Baptista da; NOLASCO-SILVA, Leonardo. (Org.). Gênero e sexualidade na educação: uma perspectiva interseccional. 1 ed. Salvador: Edufba, 2022, v. 1, p. 217-240.

  124. SZULC, Andrea; SILVA, Conceição Firmina Seixas; RAUSKY, Eugenia; PIRES, Flavia Ferreira; LANDEIRA, Florencia Paz; LARA, Juliana Siqueira de; CASTRO, Lucia Rabello de; LLOBET, Valeria. Apresentação. In: CASTRO, Lucia Rabello de. (Org.). Infâncias do sul global: experiências, pesquisa e teoria desde a Argentina e o Brasil. 1 ed. Salvador: EDUFBA, 2021, v. 1, p. 21-40.

  125. TAKEITI, Beatriz Akemi. Juventude(s), modos de subjetivação e violência: um diálogo com aportes de Michel Foucault. In: SPINK, Mary Jane P.; FIGUEIREDO, Pedro; BRASILINO, Jullyane. (Org.). Psicologia Social e Pessoalidade. 1 ed. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais - ABRASCO, 2011, v. 1, p. 1-192.

  126. TAKEITI, Beatriz Akemi; GONÇALVES, Mônica Villaça. Juventude(s): intervenções urbanas de arte-cultura no território. In: AZEVEDO, Sandro Tôrres de; FREDERICO, Aline. (Org.). Relatos de Extensão: invenção e reinvenção em tempos de pandemia. 3 ed.R io de Janeiro: UFRJ, 2023, v. 3, p. 1-296.

  127. TUMOLO, Paula Pimentel. "Não dá para levar vocês a sério!": (Im)possibilidades da transmissão intergeracional na escola brasileira hoje. In: CASTRO, Lucia Rabello de. (Org.). Infâncias do Sul Global: Experiências, pesquisa e teoria desde a Argentina e o Brasil. 1 ed. Salvador: EDUFBA, 2021, v. , p. 13-547.

  128. TUMOLO, Paula Pimentel; BELARMINO, Natália; PAPELBAUM, Luana; FIALHO, Tulio Ferreira; CASTRO, Gabriela Fernandes; CASTRO, Lucia Rabello de. 'Chega de saudade’: Perspectivas e significados de crianças e adolescentes sobre a escola durante a pandemia. In: VOLTARELLi, Monique; ALCÂNTARA, Cristiano. (Org.). Infâncias para além da escola na América Latina. 1 ed. São Paulo: Phorte Editora, 2023, v. 1, p. 127-139.

bottom of page